Páginas

domingo, 28 de julho de 2019

Elano Ferreira


ELANO GOMES PINTO nasceu no dia 26 de novembro de 1968,  no município de Severiano Melo/RN, filho de Luis Ferreira Pinto(Galego Ferreira), in memoriam, e de Maria Auxiliadora Pinto(Dona Cili). Nasceu no Sítio Boa Vista, na casa de seus pais e veio ao mundo  através das  mãos da saudosa parteira Albaniza. 

Aos 02 anos de idade foi  morar com seus pais  em Fortaleza/CE, porém retornaram pouco tempo depois. Em seguida passaram a residir na localidade de Santo Antônio, e depois no Sitio Boa Vista, na propriedade herdada por seu pai, no município de Severiano Melo. Na década de 80 passou a morar na zona urbana da cidade, devido a seus pais quererem o melhor para seus filhos.

Gostava de passar as férias no Sítio Malhada Vermelha, na casa de seus avós paternos Raimundo Ferreira e Dona Raimunda Barra, onde gostava de andar a cavalo e ouvir cantoria com sua avó no potente Rádio Abc Canarinho.  A partir dai, despertou a paixão por cavalos e pela cantoria, tradição que mantém até hoje. Com seus avós maternos Seu Cosmo e Dona Fransquinha gostava de ouvir a leitura de cordéis e poesias.

Fez  o ensino primário na Escola Municipal de Severiano Melo, fez o ginásio em Itaú, na Escola Municipal 15 de Novembro. De 1983 a 1986, cursou o segundo grau na Escola Estadual Abel Coelho, em Mossoró, formando-se Técnico em Contabilidade.

Formou-se em Engenharia Agronômica  pela antiga Escola Superior de Agricultura  de Mossoró  - ESAM (atual UFERSA).

Em 2011, passou a cursar Direito na FACEP(Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar), em Pau dos Ferros, concluindo em 2016, já tendo obtido a OAB no nono período. Após isso, montou seu escritório na cidade de Severiano Melo.

É Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela UERN;

É formado em Direito Municipal pelo Instituto Paulista de Direito;

Atualmente está cursando Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Trabalho, pela FACEP.

Em 1992, foi convidado pelo prefeito eleito Genildo de Freitas  Melo para compor o secretariado de sua gestão, e no ano seguinte assumiu o cargo de Secretário Municipal de Ação Social, em Severiano Melo. Depois assumiu o comando da Secretaria de Agricultura e depois a pasta de Obras.

No ano de 2000, saiu candidato a vereador pelo PPS, elegendo-se com 356 votos. Entre 2002 e 2003, assumiu o cargo de Secretário de Saúde,  também na gestão do ex-prefeito Genildo Melo.

No pleito de 03 de outubro de 2004, reelegeu-se vereador, novamente pelo PPS, conquistando 319 votos.

Em 2008, por não concordar com o grupo político, não disputou a reeleição à Câmara Municipal e decidiu sair candidato a prefeito, pelo PR(Partido da República), porém não logrou êxito. Pela primeira vez na história politica uma eleição majoritária de Severiano Melo ocorreu  entre três candidatos.

Em 2012, tentou mais uma vez uma vaga no poder legislativo severianense, pelo PR, obtendo 299 votos, mas ficando com a suplência. Porém, no dia 28 de outubro de 2013, na condição de suplente, assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Severiano Melo/RN, permanecendo no cargo por três meses, em virtude da licença do então vereador Bruno Melo.

Foi Presidente do PPS de Severiano Melo de 1999 a 2005, e também assumiu a presidência do PR severianense, de 2005 até dezembro de 2018.

Foi assessor da Câmara municipal de Apodi de janeiro de 2009 a dezembro de 2012; foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Rodolfo Fernandes nos anos de 2011 a 2012,  e de  2017  a  2018 foi assessor jurídico daquela mesma casa legislativa. Desde 2016 atua como controlador da Câmara municipal de Severiano Melo.

É produtor rural e há mais de 10 anos vem defendendo e lutando pela cajucultura, inclusive é membro da Câmara Técnica da Cajucultura no Estado do Rio Grande do Norte. Uma luta sua que conta com o total apoio do deputado estadual Hermano Morais. Elano  também é produtor de caprinos e equinos. 

Além disso, apresenta um programa na Rádio Bom Lugar FM todos os sábados das 11:00 às 13:00 horas.  

Elano Ferreira é casado com Maria Redijania Gomes e é pai de 2(dois filhos): Heloysa Ferreira(estudante de medicina) e Herbet Gomes(engenheiro mecânico).

Mesmo afastado da vida pública, Elano sempre estará a disposição do povo severianense.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 14 de julho de 2019

Vereadores de Severiano Melo eleitos em 1968

Vereadores da cidade de Severiano Melo/RN, eleitos no pleito municipal de 15 de novembro de 1968

Legislatura: 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973

ARENA - Aliança Renovadora Nacional: 

1. Verissimo Soares da Silva - 338 votos 
"Totó"

2. Maria de Holanda Sobrinha - 98 votos 
"Mariinha Holanda"

3. Francisco de Holanda Melo - 78 votos 
"Teta Melo"

4. Raimundo Renato de Melo - 71 votos 

5. Manoel Nogueira de Queiroz - 67 votos 

6. Francisco de Holanda Melo - 64 votos
"Milton Holanda"

7. Joaquim Lourenço Maia - 9 votos 

FONTE: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - TRE/RN

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

terça-feira, 9 de julho de 2019

Alvanir Melo


ALVANIR RÉGIS DE MELO nasceu no dia 09 de julho de 1939, no Distrito de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo, filha do casal João Batista de Melo e Maria Régis de Melo. Desse casal nasceram nove filhos, e em relatos, Alvani lembra de sua mãe fazendo comida como queijo de manteiga, queijo de coalho, entre outros alimentos.

Seu nome foi dado pela sua irmã Conceição Melo que estudava na cidade de Mossoró. Como muitas brincadeiras com seus irmãos, seus primos e amigos, ela conta que foi a primeira criança que coroou Nossa Senhora das Graças pela primeira vez,  em Severiano Melo. Até hoje lembra dos cantos que cantou na coroação, e as festas de salão em comitiva arrecadando prenda para as festas da padroeira da cidade, nos sítios e em cidades vizinhas. Ela conta que ia a pé ou a cavalo para participar dessas atividades.

Quando foi fazer o 05º ano passou a morar na cidade de Itaú na casa de sua irmã Isabel Régis de Melo(Biluca, in memoriam), com seu irmão Jorge Melo(in memoriam), muitas vezes ia a pé ou também a cavalo. Não concluiu os seus estudos, e casou-se com com Pedro Gomes de Melo(filho de Raimunda Gomes Carvalho e Francisco Severiano), dessa união já são mais de 62 anos de matrimônio. Desse casamento, nasceram os filhos Francisco Almir de Melo(in memoriam), Maria Elenir de Melo, Solângela Gaudênia de Melo, Pedro  Gomes de Melo Júnior(in memoriam) e Igor Roberto de Melo.

Durante algum tempo foi morar no Estado do Paraná com seu sogro e cunhados, deixando a sua terra natal, foi lá que comprou a sua primeira máquina de costura, passando a costurar para os japoneses. De volta ao RN, foi morar na cidade de Apodi, onde nasceram sua segunda filha Elenir.

Em seguida, passou a residi em Mossoró/RN, onde nasceram seus outros três filhos Gardênia, Júnior e Igor.  Nessa cidade, sua casa tornou-se uma "casa de estudante," onde o primeiro a morar foi seu irmão Gaudêncio Melo(in memoriam), também seus sobrinhos e sobrinhas que ela tinha como filhos. Em 1985, passou a morar no Sítio Horizonte, no município de Governador Dix-Sept Rosado, onde reside até hoje.

Hoje Dona Alvani Melo relembra vários momentos tristes e felizes da sua vida, mas agradece a Deus e a Nossa Senhora das Graças pelos seus filhos, seus 05 netos Mariana, Vittor, Pedro, Ágata e Rafael, e também por suas 05 bisnetas Lara, Laís, Lívia, Isabelle e Louise.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 7 de julho de 2019

Vereadores de Severiano Melo eleitos em 1972

Vereadores do município de Severiano Melo/RN, eleitos no pleito municipal de 15 de novembro de 1972
ARENA  - Aliança Renovadora Nacional:

1. Udson Maia Barrêto - 354 votos
"Zé Barrêto"


2. Verissimo Soares da Silva - 156 votos
"Totó"
3. Francisco de Holanda Melo - 155 votos
"Teta Melo"

4. André Nunes de Azevedo - 147 votos
"Tota Nunes"

5. Francisco de Holanda Melo - 90 votos
"Milton Holanda"

6. Severiano Régis de Melo  Neto  - 81 votos
"Neto Melo"

3. Sebastião Rodrigues - 56 votos

SUPLENTE: 
Cleto Neves Barbalho(ARENA), com 30 votos

Fonte: Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte  - TRE/RN

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN