Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

Manú Monteiro

MANOEL MONTEIRO DE OLIVEIRA, mais conhecido por "Manú Monteiro",  nasceu no dia 09 de março de 1927, no Sítio Boa Vista, na época encravado no município de Apodi, e atualmente pertencente ao município de Severiano Melo/RN. Era filho do casal Luis Monteiro Cavalcante e Hosana Maria de Oliveira.

Foi  comerciante, vendedor,  criador de  gado e proprietário de uma de grandes  terras, onde dava trabalho ao povo

No dia 10 de março de 1954 casou-se  com a doméstica Senilde Célia de Carvalho(filha de Delfino Herculano Oliveira e Rita Joaquina de Carvalho, nascida em 30 de janeiro de 1936, e  falecida aos 80 anos de idade, no dia 21 de janeiro de 2016), com quem teve 9 filhos: Francisco Antônio Monteiro, Maria de Fátima Carvalho, Antônio Monteiro de Carvalho, Maria do Socorro Carvalho, Raimundo Monteiro de Carvalho, Rubens Monteiro de Carvalho, Rubenadia Monteiro de Carvalho, Rubelania Monteiro de Carvalho e Rosemberg Monteiro de Carvalho(vereador).

Manú era um homem de coração bondoso, que não media esforços para o crescimento e desenvolvimento de sua localidade, o Sítio Boa Vista.

Entrou para a vida pública no ano de 1962, quando se eleger vereador do município de Itaú, pela legenda da União Democrática Nacional(UDN), logrando 98 votos. Tomou  em 1963, cujo mandato exerceu até o ano de 1967. Em Itaú,  ele esteve ao lado de grandes figuras de destaque na política, a exemplo do ex-prefeito Rui Bessa Nunes. Além disso,  Manú era sobrinho do farmacêutico Luis Manoel de Oliveira Filho(Sinhôr Barra), que foi prefeito  interino(1953-1954) e posteriormente vice-prefeito de Itaú(1959-1965). 

Manú Monteiro ia a pé da localidade de Boa Vista até a cidade de Itaú, para participar das sessões da Câmara Municipal de Itaú, e quando acabava a sessão retornava à sua casa através de uma carona oferecida pelo próprio prefeito Rui Bessa.

Posteriormente, transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade de Severiano Melo(ex-povoado de "Bom Lugar"). Em Severiano Melo, Manú voltou a enveredar pela vida política, sendo eleito vereador no pleito de 15 de novembro de 1976, pela legenda da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), tendo obtido 172 votos. Tomou posse em janeiro de 1977, cujo mandato exerceu até janeiro de 1983,  e  durante esse período ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Severiano Melo. Nessa legislatura foi colega dos ex-vereadores Tota Nunes, Coitinho, Toinho Rocha, Joaquim Caboclo, Elias José da Silva e Veríssimo Soares da Silva. 

Naquela época os edis não recebiam salário e exerciam o cargo por puro respeito a política e ao povo, sem receber um centavo dos cofres públicos, trabalhando de maneira voluntária. Ele tinha um grande apreço pela comunidade na qual viveu  por muitos anos.

Em Severiano Melo, foi um grande amigo do empresário Raimundo Alves de Lima, além disso tinha grande respeito por Francisco Ferreira Sobrinho, o Sobrinho Ferreira(ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Severiano Melo), sendo que inclusive era compadre dele. 

Manú Monteiro faleceu no dia 06 de agosto de 2002, no Hospital Regional  Tarcísio Maia,  na cidade de Mossoró, vitima de problemas cardíacos.

 Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário