Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Lucas Justo

LUCAS JUSTO DE FREITAS, nascido no dia 18 de Outubro de 1911, na fazenda Bela Vista, no município de Portalegre/RN, era filho de Geraldo do Rêgo Leite e Maria de Freitas Rêgo(Mariquinha). Tinha como irmãos: Vicente, Gonçalo, Senhor, Paulina, Petronila, Marcelina, Alice, Antônia, Francisca, Raimunda(Dona) e Guiomar. Aos 09 anos de idade, perdeu o seu genitor.

No lombo de um cavalo, veio parar na comunidade de Malhada Vermelha, que na época pertencia a cidade de Apodi, onde no mercado depois de angariar pequenas e sofridas economias, colocou um pequeno armazém, para efetuar vendas, e se manter.

Naquela época de grandes dificuldades, ele se tornou um pequeno comerciante, na maioria das vezes saia da Malhada Vermelha, em busca de povoados maiores, para adquirir os produtos para serem vendidos no seu armazém.

No Sitio Bom Lugar uma família de grande projeção que era descendente pelo lado paterno de Severiano Régis de Melo, e pelo lado materno de Janjoca Melo – Mãe Bebé, seus filhos foram vários e dentre eles o Sr. João Batista de Melo e sua esposa Maria Régis de Melo seu Lucas, escolheu a jovem SEBASTIANA MELO – SANTA, com quem se casou. 

Inicialmente permaneceu morando na Malhada Vermelha, em uma casa de frente para a parede do açude, contudo atendendo a convite do seu sogro, se muda com a família para o Sitio Bom Lugar (hoje Severiano Melo), cujo desenvolvimento era bem superior ao da Malhada, quando passou a comercializar principalmente tecidos, não abandonando a venda dos produtos alimentícios, permaneceu com o seu comércio por muitos anos.

Precavido, passou noites pensando e finalmente decidiu “Vou morar em Mossoró”, lá se tudo dê certo, vou colocar o meu comércio e educar os meus filhos em melhores escolas, esse era o seu pensamento, assim no ano de 1966, se mudou para Mossoró, onde permaneceu até o final da sua vida.

Ao chegar em Mossoró, passou a residir na Rua Manoel Paulino, 13, Bairro Campo de Aviação (hoje Aeroporto), numa casa simples acomodou toda a família, e sempre pensando no futuro da prole logo ordenou: “Santa, procure logo matricular as minhas professorinhas, na escola”. 

Os ares de Mossoró fizeram bem aquela família, logo comprou um pequeno armazém e estabeleceu o seu comércio, situado na Rua Felipe Camarão próximo a estação rodoviária, e bem próximo a sua casa. Sempre de forma muito controlada, pois tinha um pequeno comércio e uma grande família, economizava o suficiente para não deixar faltar nada em sua casa e a sua família. E aqueles que vinham para a sua casa em busca de estudo.

EDUCAÇÃO

Pouco frequentou as salas de aula, aprendeu mais com a vida. Por ser comerciante sempre foi muito bom nos cálculos e tinha um raciocínio rápido em fazer as “contas” quase sempre de cabeça, ou no caderno. 

Já seus filhos e netos quase todos se graduaram no ensino superior, alguns com pós-graduação, mestrado e doutorado.

FAMÍLIA

Construiu uma família de onze (11) filhos: (1) MARIA MARILZA DE MELO FREITAS, nascida aos 13 de Novembro de 1945; (2) MARIA DE MELO FREITAS(VERA), que nasceu em 13 de Agosto de 1948;(3) MARIA LUCIANA DE MELO FREITAS, nascida em 29 de Setembro de 1950; (4) GERALDO DE MELO FREITAS, nascido em 12 de março de 1950;(5) JOÃO BATISTA DE MELO NETO, nascido aos 12 de Junho de 1955; (6) IARA MARIA DE MELO FREITAS, nascida aos 24 de Agosto de 1956; (7) MARIA NEURA DE MELO FREITAS, que veio ao mundo no dia 05 de fevereiro de 1957; (8) LUCAS DE FREITAS JÚNIOR, nascido em 29 de Agosto de 1961; (9) MARIA NEUDA DE MELO FREITAS nascida em 12 de Janeiro de 1963; (10) PAULO SÉRGIO MELO FREITAS, nascido em 23 de Abril de 1968 e (11) EDUARDO HENRIQUE DE MELO FREITAS, nascido em 12 de Março de 1970.

TRAJETÓRIA POLÍTICA DA FAMÍLIA

Foi eleito  vereador pela União Democrática Nacional(UDN), com 22 votos, no pleito de 24 de janeiro de 1965, participando da primeira legislatura do município de Severiano Melo/RN, que se instalou em 31/01/1965. Com a instituição do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional - ARENA.

Na Câmara Municipal,  Lucas Justo exerceu o cargo de 1º vice-presidente da Mesa-Diretora e encerrou seu mandato  em 30 de janeiro de 1969. Não concorreu à reeleição. 

Seus filhos:

Paulo Melo, foi secretário de administração de 1989 a 1992, secretário executivo da Câmara Municipal de 1993/1994 e na Prefeitura Municipal de 1995 a 1996. Foi assessor jurídico da Câmara e posteriormente assessor jurídico do município onde permanece desde o ano de 2013; Já Geraldo Melo, foi vereador e presidente da Câmara de 1993 a 1996, sua esposa Goreti do Rosário também foi vereadora. Geraldo de Lucas (como é conhecido) foi ainda vice-prefeito de 2005 a 2012.

Seus Netos:

Gustavo Galileu, vereador que também presidiu a casa legislativa e  foi secretário de Municipal de Administração no ano de 2013, função também exercida pela sua irmã Vera Maria no mesmo ano.

FALECIMENTOS

SEBASTIANA MELO(SANTA), faleceu em 28 de Abril de 2005, depois de quase sessenta anos de casados.

O comerciante e ex-vereador LUCAS JUSTO DE FREITAS, faleceu no dia 08 de setembro de 2010, com quase noventa e nove (99) anos de idade.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Um comentário: