Páginas

domingo, 10 de março de 2019

Zé Barreto


UDSON MAIA BARRÊTO nasceu no dia 05 de outubro de 1943 na atual cidade de Itaú/RN,  que na época pertencia ao município de Apodi/RN, filho do casal Cândido de Albuquerque Barrêto e Antônia Maia Barrêto(Toinha).

Seu pai foi casado por duas vezes, tendo lhe deixado os seguintes irmãos, da primeira família: Maria do Céu, Maria de Lourdes, Maria Mave, Maria Ozelita, Jofre, Gentil, Raimundo, Maria Nita e Adelson Barrêto. Da segunda família, da qual Zé Barreto faz parte, era irmão de Elza Barrêto(in memoriam), Aretuza Barrêto, Marta Barrêto, Esdras Barrêto(falecido),  Aldo Barrêto,  Usaí Barrêto(falecido) e Neemias Barrêto(falecido).

Passou sua infância na antiga Fazenda Timbaúba(atual localidade de "Unha de Gato"), em Itaú. Estudou somente até a quinte série.

Na juventude foi residir na localidade de Malhada Vermelha, onde passou a trabalhar com seu cunhado Nilo Ferreira Pinto, que era casado com sua irmã Aretuza Barrêto.

No dia 01 de janeiro de 1967, casou-se com Francisca Maricy de Oliveira Bârreto(filha de Severino Paulino de Oliveira e Maria de Oliveira Pinto), com quem teve os seguintes filhos: Célia Maria de Oliveira Barrêto, Cláudia Maria de Oliveira Barrêto e José Carlos Melo Barrêto.

Elegeu-se o vereador mais votado de Severiano Melo/RN no pleito de 15 de novembro de 1972, pela legenda da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), com uma votação de 354 votos. Tomou posse no cargo em 31 de janeiro de 1973 e encerrou seu mandato parlamentar em 30 de janeiro de 1977. Não concorreu à reeleição.

Após ter se elegido vereador, passou a residir oficialmente na cidade de Severiano Melo no ano de 1973. Durante esse mesmo período,  trabalhava como motorista levando estudantes para a vizinha cidade de Itaú.

Em 1979, mudou-se para a cidade de Mossoró/RN, comprou um caminhou e trabalhou como caminhoneiro por cerca de 10 anos. Em 1989, passou a trabalhar em uma farmácia até maio de 2000.

Em 2000, retornou  ao Sítio Malhada Vermelha, onde residiu até os últimos dias de sua vida.

Udson Maia Barrêto faleceu no dia 22 de setembro de 2000, na cidade de Natal/RN, vitimado por uma endocardite bacteriana. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário