Páginas

domingo, 2 de junho de 2019

Fernando da Emater


FERNANDO DE ARIBALDO BASÍLIO nasceu no município de Riachuelo/RN, no dia 01º de fevereiro de 1948, filho do casal João Basílio Sobrinho e Maria Basílio de Araújo.

No ano dia 01º de fevereiro de 1972, casou-se com Maria do Carmo de Araújo Basílio, natural de São Paulo do Potengi-RN, nascida em 22 de abril de 1951, filha de João Marques de Araújo e de Clotides Pereira Marques.

Foi pai dos seguintes filhos: JOÃO BASÍLIO NETO, vulgo "Joca Basílio", nascido em 24 de agosto de 1973; FERNANDO ARIBALDO BASÍLIO JÚNIOR, nascido em 12 de abril de 1975; JORGE WASHINGTON ARAÚJO BASÍLIO, nascido em 11 de dezembro de 1978; RÔMULO ARAÚJO BASÍLIO, nascido em 29 de dezembro de 1979; RÊMULO ARAÚJO BASÍLIO, nascido em 29 de dezembro de 1979 e MARIA FERNANDA DE ARAÚJO BASÍLIO, nascida em 25 de setembro de 2000.

Entrou na vida pública aos 18 anos de idade, quando concluiu seus estudos na Escola Agrícola de Jundiaí, formando-se como Técnico em Agropecuária. No ano de 1968, elegeu-se vereador na cidade de Riachuelo, pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), exercendo o mandato no período de janeiro de 1969 a janeiro de 1973.

Deu sua contribuição como professor lecionando as disciplinas de Agricultura e de Química no Colégio São José, no município de São do Potengi/RN.

No ano de 1976, concorreu nas eleições municipais no município de São Paulo do Potengi ao cargo de Prefeito pela Arena, encabeçada por ele e tendo como sua companheira de chapa a professora Raimunda Urbano, não obtendo êxito.

Fernando Basílio morou na cidade de Angicos nos anos de 1978 a 1979, onde atuava como funcionário da Secretaria Estadual de Agricultura, pois era Técnico Agrícola de profissão.

Em dia 1º de fevereiro de 1980 foi admitido como  funcionário da EMATER/RN, onde em 28 de dezembro daquele ano, assumiu a chefia do escritório da EMATER na cidade de Severiano Melo, recebendo de seu antecessor, na pessoa de Miguel Constantino de Medeiros.

Em 15 de novembro de 1982  se elegeu para o mandato de vereador em Severiano Melo, com 309 votos, pelo PDS(Partido Democrático Social),  sendo o vereador mais votado naquele pleito. Tomou posse em 31 de janeiro de 1983, sendo na mesma data eleito por seus companheiros, Presidente da Câmara Municipal, administrando até 1º de abril de 1985. 

Nas eleições de 15 de novembro de 1988, concorreu  à sua reeleição, desta vez pelo PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro), porém, infelizmente não obteve êxito, ficando na primeira suplência, com 131 votos. Apesar disso, assumiu a cadeira de vereador nessa legislatura por duas vezes, o qual foi o Relator Geral da Constituinte Municipal de Severiano Melo que originou a Lei Orgânica Municipal promulgada em 1990.

Em dezembro de 1990 decidiu se mudar para sua terra natal a cidade de Riachuelo, em virtude de problemas de saúde de sua mãe, Dona Lica, a qual veio a falecer em 01 de fevereiro de 1991.

Desenvolveu também por muitos anos a função de comerciante, no ramo de farmácia, onde posteriormente seu filho mais velho, João Basílio Neto, conhecido por Joca, assumiu a empresa.

Em Riachuelo reabriu o escritório local da Emater que estava fechado há quase 3 anos, desenvolvendo seu brilhante trabalho junto aos pequenos produtores rurais.

No ano de 1991 foi eleito presidente da ADECOR – Associação do Desenvolvimento Comunitário de Riachuelo, onde desenvolveu diversos projetos que beneficiaram a população riachuelense.

Em 1992 foi convidado a entrar na política mais uma vez, desta vez sendo candidato a vice-prefeito formando chapa com Juarez Macedo, não obtendo êxito.

Ao longo de sua carreira política, Fernando fez parte dos partidos ARENA, PDS, PMDB, PL, PP, PSDB, PMN e PSD, inclusive atuou como presidente de grande parte dessas siglas.

Continuou seu trabalho frente a empresa EMATER que trabalhou durante 25 anos, tendo sido interrompido com a sua aposentadoria prematura, em virtude de um sérios problemas de saúde a qual acarretou sua aposentadoria por invalidez.

No ano de 2010 foi diagnosticado com um câncer no fígado, e como já estava em fase bem avançado, não teve como fazer tratamento. E no dia 08 de Setembro de 2010 veio a óbito, e foi sepultado no cemitério público da cidade de Riachuelo/RN, sua terra natal, concluindo e cumprindo sua trajetória terrena.

Seu legado na Politica teve continuidade com a entrada dos seus filhos João Basílio Neto, que ocupou por três mandatos o cargo de vereador em Riachuelo, que também, concorreu ao cargo de Prefeito, formando chapa de oposição, nas eleições municipais do ano de 2016. E agora, com seu filho Rêmulo Araújo Basílio, que ocupa uma das vagas de vereador, dando sua contribuição para o desenvolvimento  da cidade de Riachuelo. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário