Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Manoel Nogueira de Queiroz


MANOEL NOGUEIRA DE QUEIROZ nasceu no dia  24 de outubro de 1924,  no Sítio Floresta, zona rural do município de Apodi/RN,  filho do casal Júlio Pessoa de Queiroz e Balbina Maria Nogueira. Desde cedo dedicou-se a atividades na agricultura.

Foi casado com a parteira Maria de Oliveira Souza(filha de Alexandre Manuel de Oliveira  e Nicanoura de Sousa Rego). Desse matrimônio, nasceram 16 filhos, mas morreram 07 e apenas 09 foram criados, sendo eles: Maria Nizete de Oliveira; Raimundo Nogueira de Oliveira, falecido aos 45 anos; Antônio Nogueira de Oliveira(vulgo "Sobrinho"), falecido aos 25 anos; Francisca Nogueira de Oliveira, falecida aos 43 anos; Francisco Nogueira de Oliveira(Souza); Elias Nogueira de Oliveira, falecido aos 51 anos; Adaece Nogueira de Queiroz; Antônia Nogueira de Oliveira(Aurea) e  Maria de Lurdes de Oliveira. 

No ano de 1965, Seu "Nogueira" disputou o cargo de vereador na primeira eleição municipal de Severiano Melo/RN, sendo eleito no dia 24 de janeiro daquele ano, pela legenda do Partido Social Democrático(PSD), obtendo 17 votos. Tomou posse no cargo em 31 de janeiro de 1965 e encerrou seu mandato em 30 de janeiro de 1969.

Disputou a reeleição no pleito de 15 de novembro de 1968, renovando seu mandato com 67 votos, pelo partido da ARENA - Aliança Renovadora Nacional. Assumiu seu segundo mandato parlamentar em 31 de janeiro de 1969 e concluiu em 30 de janeiro de 1973. Após isso, deixou a vida pública.

Manoel Nogueira foi colega dos ex-vereadores Lucas Justo de Freitas, Verissimo Soares da Silva(Totó), Antônio Lucas de Freitas, Maria de Holanda Sobrinha(Mariinha Holanda), Joaquim Lourenço Maia, Francisco de Holanda Melo(Milton Holanda), Eudóxio Barbosa de Lima, Francisco de Holanda Melo(Teta Melo) e Raimundo Renato de Melo.

Naquele tempo, os parlamentares municipais não recebiam qualquer tipo de remuneração ou vencimento, exercendo o mandato voluntariamente.

Posteriormente, seu Manoel Nogueira foi morar no Estado de Góias. Envolveu-se em um relacionamento amoroso com a senhora Rita Maria  e foi pai de mais três filhos:  Idalece, Antonio Adelcio  e Lucineide.

Manoel Nogueira de Queiroz  faleceu na cidade de Bela Vista de Góias no dia 12 de julho de 2007.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário