sábado, 28 de dezembro de 2019

Vereadores de Severiano Melo eleitos em 1965

Vereadores da cidade de Severiano Melo/RN, eleitos no pleito de 24 de janeiro de 1965(primeira eleição municipal):


1. Eudóxio Barbosa de Lima(UDN) - 48 votos 


2. Francisco de Holanda Melo(PSD) - 42 votos 
"Teta Melo"

3. Verissimo Soares da Silva(UDN) - 42 votos 

4. Maria de Holanda Sobrinha(UDN) - 42 votos 
"Mariinha Holanda"  -  1ª mulher vereadora

5. Antonio Lucas de Freitas(UDN) - 40 votos

6. Raimundo Renato de Melo(UDN) - 28 votos 

7. Francisco de Holanda Melo(UDN) - 27 votos 
"Milton Holanda"


8. Lucas Justo de Freitas(UDN) - 22 votos 

9. Manoel Nogueira de Queiroz(PSD) - 17 votos 

10. Joaquim Lourenço Maia(PSD) - 16 votos 

FONTE: Cartório Eleitoral de Apodi;
Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - TRE/RN

Pesquisa: *Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

OBS: Os edis eleitos pela UDN passaram a fazer parte da base de sustentação do prefeito Rui Bessa Nunes, também filiado ao partido da União Democrática Nacional.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Dadilson Matias


FRANCISCO IRANILSON PEREIRA, mais conhecido por Dadilson Matias, nasceu em 10 de outubro de 1978, em Severiano Melo/RN, filho do casal Francisco Pereira Sobrinho e Maria Irani Pereira, sendo neto paterno de Manoel Joaquim e Lichandrina, e neto materno de Chaguinha Matias e Raimundo Torres. São seus irmãos: Irailda, Ironeide, Ildernilson e Ivanilson. 

Passou sua infância no Sítio Boa Vista, zona rural de Severiano Melo, onde estudava e  desde cedo trabalhava ajudando seus pais. Iniciou seus estudos na Escola Cassimiro Monteiro, na comunidade de Boa Vista, em seguida passou a frequentar a Escola Ricardo Sérgio de Lucena Melo, onde cursou até o nono ano. 

Durante cerca de 06 anos morou em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, e naquela cidade desempenhou as funções de servente de pedreiro, barman, garçom e atendente. 

Posteriormente retornou à sua terra natal e pouco tempo depois foi morar em Mossoró. Em seguida voltou novamente a Severiano Melo. 

No ano de 2012, saiu candidato a vereador em Severiano Melo, pelo Partido Humanista da Solidariedade - PHS, elegendo-se com 436 votos. Ocupou o cargo de segundo secretário da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Severiano Melo durante o biênio 2015-2016.

Em 02 de outubro de 2016, disputou à reeleição a vereança, novamente pelo PHS, renovando seu mandato, com 556 votos, ocupando a quarta maior votação. Tomou posse no ano seguinte, para o quadriênio 2017-2020. 

Dadilson é casado com Dayana Cabral Pinheiro, e pai de 1(um) filho: Murilo Cabral Pereira.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Salete Holanda

 

SALUSTRINA HOLANDA NUNES MELO, conhecida por SALETE HOLANDA, nasceu no dia 09 de dezembro de 1939, no Sitio Tapaum, hoje município de Severiano Melo/RN, filha do casal João Elesbão de Freitas (João Carneiro) e Maria Exalta Holanda. Irmã de Francisco Holanda Nunes (in memoriam), João Josimar Holanda Nunes e Osmar Holanda Nunes.

Neta materna de Manoel Holanda Cavalcante(Doutorzinho) e Cecília Holanda Campelo. Neta paterna de Francisco Nunes Freitas e Antônia Carneiro Nunes.

Casou-se em 13 de setembro de 1964 com seu primo Francisco de Holanda Melo ou Milton Holanda (filho de Pedro Gomes de Melo e Nair Holanda Campelo). Desse matrimônio tiveram seis filhos: Eduardo César Holanda Melo, Selênia Holanda Melo Macena, Milton Rogério Holanda Melo, Gardênia Holanda Melo, Iolanda Maria Holanda Melo Medrado e Jane Kelly Holanda Melo. A família cresceu e hoje, além dos seis filhos, tem nove netos, genros e noras que formam uma família abençoada e amada.

Na infância, gostava de brincadeiras divertidas: banhos de açude e de riacho, brincar de bonecas, cozinhadinho e de escola. Além de ajudar a mãe nos afazeres domésticos e cuidar dos irmãos mais novos. Aprendeu a ler cedo, na escola Escola Estadual Francisco Pinto, no sítio Passagem Limpa com a professora Dona Sinhá (Maria Emília Holanda Melo), onde cursou até o 2ª ano do ensino fundamental, depois foi estudar em Potiretama onde concluiu o 4ª ano, e o 5º ano fez na Escola Francisco Pinto em Itaú. A determinação pelo estudo, o amor pelos livros e pela leitura, a fez ingressar na educação, tornando-se professora.

Uma das mestres pioneiras na educação da comunidade de Santo Antônio, município de Severiano Melo/RN. Teve importância fundamental na alfabetização e formação de muitas crianças e jovens como professora, desde 1960 na Escola Isolada de Quebradas e a partir de 1966 até 1983 como professora e diretora da Escola Estadual Américo Holanda, oferecendo ensino de qualidade e contribuindo com a aquisição de trabalho, através da indicação de muitas professoras para lecionarem na escola, sendo esse parte do sustento de várias famílias da comunidade, até hoje. 

Na juventude, era vaidosa, considerada moça bonita e elegante. Gostava de festas, frequentava os bailes, conquistava pretendentes, participava de cursos de bordados, de corte e costura e apreciava a vida simples, em família. Eram tempos difíceis. Venceu secas, invernadas e outras dificuldades que a vida lhe apresentou, mas sempre conservando a serenidade e a humanidade, tornando-se uma mulher batalhadora, vivendo com dignidade e superando muitas adversidades. Uma mulher à frente do seu tempo, com atitudes desbravadoras e empoderada!

A história de luta da professora ganhou ares difíceis quando ficou viúva, aos 40 anos. Seu esposo, Milton Holanda faleceu, prematuramente. A perda do marido afetou bastante sua vida, mas ainda assim seguiu na luta e conduziu seus seis filhos, educando-os para o bem, formando-os cidadãos solidários, trabalhadores e de caráter. Uma grande batalha vencida! Mesmo quando a insegurança e o medo lhe dominavam, mostrava cautela e prudência para resolver os problemas. E assim seguiu...

Sua maior dedicação e aptidão é doar-se ao outro, à família.  Persistência e honestidade simbolizam a pessoa de Salete Holanda que hoje completa seus 80 anos de vida. Sentindo-se feliz pela missão tão bem cumprida, com vitalidade, lucidez, graça, saúde e firmeza. Dona SALETE HOLANDA agradece a Deus essa dádiva concedida de celebrar 80 anos e roga que possa ter saúde, fé e coragem para seguir adiante junto à sua família que deseja usufruir sempre de seus ensinamentos, de seu amor, de sua sabedoria e de sua essencial presença na vida dos que a amam e querem o seu bem.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Posse da vereadora Pollyanna Melo

Foto cedida

No dia  29 de novembro de 2019(sexta-feira), no Plenário Veríssimo Soares da Silva, sede do poder legislativo severianense, a suplente Pollyanna Melo passou a integrar como titular o cargo de vereadora deste município. Ela assume a vaga deixada pelo vereador Danilo Macedo(Mimoso), que renunciou ao mandato para se dedicar ao curso de Medicina.

Além da vereadora empossada, estiveram presentes os vereadores Gilson Carvalho, Ivanesio Cândido, Sezinildo Gomes, Derimar Barra, Dadilson Matias, Berg Monteiro(presidente da Câmara Municipal de Severiano Melo) e Bruno Melo.


POLLYANNA FERREIRA DE FREITAS MELO, faz parte de famílias com tradição na política severianense. Ela é filha do ex-prefeito Genildo de Freitas Melo(in memoriam), sendo neta paterna do saudoso ex-vice-prefeito João Severiano de Melo. É Sobrinha do ex-prefeito Geraldo Melo. É bisneta do fundador Severiano Régis de Melo, que foi vereador na cidade de Apodi, por volta da década de 20.

Além disso, é neta materna do também saudoso ex-prefeito e ex-vice-prefeito Francisco Ferreira Sobrinho, o Sobrinho Ferreira.

No ano de 2016, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Severiano Melo, pelo Partido Progressista - PP, obtendo 291 votos e ficando com a primeira suplência da coligação "A Força do Trabalho" - PSD / PTN / DEM / PP.

Pollyanna já assumiu interinamente por diversas o cargo de vereadora cumprindo com seu dever constitucional. Agora, ela segue na titularidade do cargo até o final desta legislatura.

Além disso, é a oitava mulher a ocupar uma cadeira no parlamento municipal severianense. As outras vereadoras de Severiano Melo, foram:
MARIINHA HOLANDA(primeira mulher vereadora), eleita em 1965, 1968, 1982.
MARTA HOLANDA, eleita em 1992.
GORETTI, ROSÁRIO, eleita em 1996.
LUCILA CARVALHO, suplente em 1996, e eleita em 2000.
LEONIA BRITO, eleita em 1996.
LENITA FERREIRA, eleita em 2000.
JOZILMA ANDRADE, eleita em 2012.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

A renúncia do vereador Danilo Macedo

Foto cedida 

No dia 22 de novembro de 2019, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Severiano Melo/RN, presidida pelo vereador Berg Monteiro, o edil Danilo Macedo, o Mimoso, proferiu um emociante discurso no Plenário Veríssimo Soares da Silva.

Danilo fez uma retrospectiva de sua trajetória de vida, em prol do povo severianense, desde a sua eleição para vereador no pleito de 2016, e sua posse em 01º de janeiro de 2017. Enumerou fatos sobre sua atuação político-parlamentar durante essa legislatura, e anunciou sua renúncia ao mandato de vereador, para que possa se dedicar ao curso de Medicina.

Danilo destacou que estava tomando uma difícil decisão, mas frisou que era a escolha correta a se fazer, pois futuramente poderá fazer muito mais por sua terra ao retornar como médico. Agradeceu aos seus colegas pelo bons momentos de aprendizagem que passou no legislativo, e pediu a compreensão de seus eleitores e amigos pela decisão tomada. Por fim, desejou muito sucesso a todos.

Após encerrar sua fala, o vereador Danilo foi cumprimentado pela maioria dos edis presentes naquela sessão.


Oriundo de família humilde, Danilo de Macedo Costa começou a atuar politicamente no pleito de 2012, ao atuar em prol da eleição do Dr. Dagoberto Bessa, e logo em seguida passou a fazer parte gestão municipal.

Em 2016, elegeu-se vereador pelo PSD, obtendo 383 votos. Empossado no ano seguinte assumiu o cargo de Primeiro Secretário da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Severiano Melo, no biênio 2017-2018 e até maio de 2019.

Leia seu perfil completo, clicando aqui

Declaração de Renúncia(publicado no Diário Oficial da FECAM):

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CÂMARA MUNICIPAL DE SEVERIANO MELO

GABINETE DA PRESIDENCIA

DECLARAÇÃO DE VACÂNCIA DO CARGO DE VEREADOR

O Presidente da Câmara de Vereadores do Município de
Severiano Melo/RN, Vereador Rosemberg Monteiro de
Carvalho, no uso de suas atribuições legais, em especial inciso
II, do art. 242, §2º, do art. 243, ambos do Regimento Interno,
bem como, no §1º, do art. 117, da Lei Orgânica, DECLARO A
VACÂNCIA DO CARGO DE VEREADOR, em face da renúncia
irretratável e irrevogável requerida pelo Vereador Danilo de
Macedo Costa (doc. em anexo).

Isto posto, que se proceda todos os atos necessários para a
efetiva declaração de vacância e consequentemente a
convocação do suplente legal.

Sala da Presidência, na 14ª Legislatura e no 56º aniversário da
Emancipação Política do Município, em 22 de novembro de
2019.

Rosemberg Monteiro de Carvalho

Presidente da Câmara de Vereadores


*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

domingo, 1 de dezembro de 2019

Gildo Carvalho


GILDO ALVES DE CARVALHO nasceu no dia 30 de maio de 1967, no município de Apodi/RN, filho do casal Joana Alves de Carvalho e Luis Américo de Carvalho, e tem como irmãos Genildo Alves de Carvalho, Maria Lucia Alves de Carvalho e Ana Lúcia Alves de Carvalho. 

É neto paterno do casal Cicero Américo de Carvalho e Rosa Cabral, e neto materno de Antônio Joaquim Alves e D. Anália Alves. 

Desde a sua infância, Gildo reside no Sítio Boa Vista, em Severiano Melo, local onde começou a trabalhar na agricultura ajudando seus pais dos afazeres do dia a dia. Em sua localidade criou grandes laços de amizade, fazendo questão de mantê-las até hoje. Vendeu calçados nas feiras de Severiano Melo, Apodi, Felipe Guerra, entre outras.

Estudou nas Escolas Cassimiro Monteiro, na localidade de  Boa Vista, e na Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo, na cidade de Severiano Melo, cursando até a sétima série. 

Gildo Carvalho iniciou sua trajetória política no ano de 1988, contando com o apoio do ex-prefeito Sobrinho Ferreira, conseguindo se eleger vereador na cidade de Severiano Melo, pelo PDS - Partido Democrático Social, obtendo 297 votos, ficando com a segunda maior votação daquela disputa.

Reelegeu-se no pleito de 03 de outubro de 1992, também pelo PDS, conquistando 360 votos, sendo inclusive o mais votado daquela disputa. Tomou posse em 01º de janeiro de 1993 e concluiu seu mandato em 31 de dezembro de 1996. 

No ano de 1996, aceitou o convite para sair candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Silvestre Monteiro, cuja chapa consagrou-se vitoriosa com uma votação de 2.621 votos. 

No pleito municipal de 2000, Gildo disputou novamente uma vaga na Câmara Municipal de Severiano Melo, sendo eleito pelo PPB, obtendo 425 votos, ocupando o primeiro lugar. Tomou posse no ano seguinte e encerrou sua vida pública no dia 31 de dezembro de 2004. 
Foi Presidente da Câmara Municipal de Severiano Melo durante os biênios 2001-2002 e 2003-2004. 

Gildo é pai de três filhos: William Jardel, Douglas Italo e Jefferson Paiva. 


*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 17 de novembro de 2019

Luci Gomes


MARIA LUCI GOMES nasceu no dia 23 de abril de 1958, no sítio Pitombeira, hoje município de Severiano Melo/RN,  é filha do saudoso casal Raimundo Gomes de Carvalho(ex-combatente) e Maria Luíza Pinto(professora), mais conhecida como Santa Pinto. É irmã de Francisco Gomes, Antônio Gomes, Segundo Gomes, Dalvaci Gomes, Pedro Paulo, Fátima Gomes, João e César Gomes(in memoriam). 

Iniciou seus estudos nas Escolas Reunidas de Severiano Melo, hoje, Escola Estadual Severiano Melo onde estudou até o 5º ano.  Prestou o Exame de Admissão no Colégio Municipal 15 de Setembro em Itaú, no ensino médio estudou no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Fortaleza/CE. 

Cursou Letras na  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) - Campus Pau dos Ferros, onde também fez pós-graduação. Prestou concurso público para professora em 1985. Atuou na Escola Estadual Severiano Melo por mais de 25 anos, foi cedida a Prefeitura Municipal de Severiano Melo e trabalhou na Escola Municipal Ricardo Sérgio, e nessa instituição também exerceu o cargo de diretora.

Em 2010 pediu remoção para o Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, em Mossoró. Atualmente encontra-se de Licença Prêmio aguardando a aposentadoria. Luci tem dois filhos: Renan e Stefanne.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

sábado, 19 de outubro de 2019

Danilo Macedo


DANILO DE MACEDO COSTA  mais conhecido como "Danilo Mimoso", nasceu no dia 19 de outubro de 1993, no município de Severiano Melo/RN. É filho dos agricultores Cícero Torres Costa e Damiana Barbosa de Macedo Costa, tendo como irmãos:  Daniele de Macedo Costa e Diogo de Macedo Costa. 

Com pouco mais de um ano de idade Danilo foi morar no Sítio São Francisco, no município de Apodi/RN, onde passou a maior parte de sua infância. Começou a estudar na Escola Municipal do Sítio São Francisco, tendo como primeira professora "Dona Bela". Concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal Francisco Pinto, no município de Itaú/RN.

Durante esse tempo, também ajudava os seus pais na agricultura, num trabalho ardo e sofrido para tirar o sustento do dia a dia, plantando algodão, milho e feijão. E  ainda criando alguns animais para ajudar também no alimento diário. Viu seus pais passar por muitas dificuldades, tendo dias que não tinham nem o que comer, foi criado correndo muitos riscos de vida, já que trabalhava domando animais bravos. 

Logo após os 15 anos de idade,  Danilo Macedo foi morar com a família, no Sítio Córrego, localizado na "Região da Areia', também no município de Apodi/RN. Passaram pouco mais de um ano nesta comunidade, e depois voltaram a morar em sua terra natal, Severiano Melo. Sem muitas condições, inicialmente começaram a morar no Sítio Ipoeira, onde viviam da pesca e da agricultura. 

Em 2011, foi morar na cidade de Macaíba, onde estudava  e morava com sua tia. Fez o ensino médio somente até o segundo ano.  Neste mesmo ano, foi aprovado no Processo Seletivo do IFRN Campus Apodi, onde passou a cursar o ensino médio e técnico em Zootecnia, assim voltou novamente a morar no município de Severiano Melo. 

Em 2012, iniciou os seus estudos no IFRN de Apodi, onde ia de transporte até a cidade de Apodi todos os dias, na época não recebia nenhuma ajuda de custo para pagar o transporte. Os alunos que quisessem estudar fora, tinham que ter condições financeiras para custear transporte, já que o municipio não ajudava em nada. Pensou em desistir do seu curso, nos dois primeiros meses de aulas. Mas para que isso não acontecesse, resolveu voltar a morar em Apodi, onde passou a trabalhar, passando assim a ter melhores condições para pagar os seus estudos. Trabalhava a noite toda e estudava. Durante o dia, aproveitava todos os segundos que passava em Apodi para estudar. 

Ainda em 2012, Danilo fez os cursos de Cabeleireiro e de Enfermagem. Neste mesmo ano aconteceram as  eleições municipais onde o candidato eleito em Severiano Melo,  foi o  Dr Dagoberto Bessa, que iniciou no ano seguinte uma grande administração.  Em 2013, foi convidado pelo prefeito Dagoberto Bessa para fazer parte de sua administração.  Danilo relata que o prefeito Dagoberto passou a oferecer muitas oportunidades para pessoas pobres e carentes do municipio.

Em abril de 2013, começou a trabalhar na parte da administração, e voltou a morar em sua cidade. Mas, continuou a estudar em Apodi, desta vez tendo um carro pago pelo municipio para transportar todos os alunos que estudavam no IFRN, em Apodi. Desde essa época, que a sua vida começava a melhorar. 

Em 2014, teve uma grande perca em sua vida,  pensando que a sua vida teria acabado ou que não fazia mais sentindo com o falecimento de seu pai. Mas, com a força de vários amigos, recuperou-se e voltou com os trabalhos na administração do Dr. Dagoberto Bessa. 
Passou por três cargos de confiança, fazendo um trabalho descente, chegando a conquistar o carinho dos severianenses, criando um grande amor por essas pessoas. 

Em abril de 2016, Danilo Macedo pediu a exoneração de seu cargo, logo após ter sido convidado pelo prefeito Dagoberto para disputar uma vaga no legislativo severianense. Recebeu várias críticas de pessoas, que lhe diziam que não teria nem 10 votos para se eleger. Mas,  seguiu em frente  e lançou  sua candidatura  a vereador pela coligação "A força do Trabalho". 

Nas eleições de 02 de outubro de 2016, "Danilo Mimoso"  foi eleito aos 23 anos de idade, um dos vereadores mais jovens do municipio de Severiano Melo, sendo eleito com 383 votos, pelo Partido Social Democrático(PSD). Danilo foi empossado no cargo de vereador de sua terra natal,  no dia 01º de janeiro de 2017 para o quadriênio 2017/2020. Atualmente reside na Rua Castelo Branco, nº 23, no centro da cidade de Severiano Melo. Foi 1º Secretário da Câmara Municipal de Severiano Melo durante o biênio 2017-2018 e até maio de 2019.

No dia 22 de novembro de 2019, Danilo decidiu renunciar ao mandato de vereador, para se dedicar ao curso de medicina. 

Uma frase: "Sonhe sempre alto e nunca se ache incapaz, porque com Deus tudo é possivel,  sou uma prova disso.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dona Maria Deusa


MARIA DEUSA MARTINS nasceu no dia 08 de junho de 1950, no atual Distrito de Santo Antônio, no município de Severiano Melo/RN, filha do casal José Rodrigues de Freitas e Maria dos Anjos da Conceição(Santa). 

No ano de 1969, casou-se com Antônio Ismar Martins(filho de Juvêncio Martins da Costa e Irinéia Ferreira de Moura), e dessa união tiveram 09 filhos, sendo que 02 faleceram ainda bebês. 

Seus 07 filhos, são: Maria Rosimar Martins Freitas(Rosa), Rosineide Martins de Freitas, residentes em Itaú; Rosimere Martins de Freitas, Juvêncio Neto Martins Freitas, Rosiane Martins e Freitas(residentes em Natal); Rosivanya Maria Martins e Freitas, e José Rodrigues de Freitas Neto, ambos residentes em Mossoró. Possui 09 netos e um bisneto. 

Durante toda sua vida profissional como professora, Dona Deusa atuou na Escola Estadual Américo Holanda em Santo Antônio, localidade onde reside até os dias de hoje. Sempre muito bem lembrada por seus ex-alunos, uma  verdadeira educadora que deixou sua marca registrada, dando uma grande contribuição para a sua localidade, contribuindo para a formação de futuros profissionais bem sucedidos. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Milton Holanda


FRANCISCO DE HOLANDA MELO recebeu esse nome de batismo, porém era conhecido por todos pelo codinome de Milton Holanda ou Milton Melo. Nasceu em 23 de agosto de 1936, no Sítio Condado e era filho primogênito de Pedro Gomes de Melo e Nair Holanda Campelo. Tinha 11 irmãos: Cecília Campelo de Melo, Jaime Holanda Melo, Mário Holanda Melo, José Neto Holanda Melo, Pedro Paulo de Melo, Rosálio Holanda Melo, Ercílio Holanda Melo, Antônio Nilson Holanda Melo, Maria Cleonice Holanda Melo, Sônia Maria Holanda Melo e Maria Neide Holanda Melo. Sua vida era pautada na simplicidade, solidariedade e honestidade. 

Casou-se em 13 de setembro de 1964 com sua prima Salustrina Holanda Nunes Melo, conhecida como Salete Holanda, e teve seis filhos: Eduardo César Holanda Melo, Selênia Holanda Melo Macena, Milton Rogério Holanda Melo, Gardênia Holanda Melo, Iolanda Maria Holanda Melo Medrado e Jane Kelly Holanda Melo.

Na meninice, Milton se dedicava a ajudar os pais na agricultura, plantando milho e feijão, apanhando algodão e frutas que cultivavam. Gostava muito de participar das brincadeiras de criança, de jogar bola, tomar banho de açude, andar a cavalo ou de bicicleta e também de construir currais de ossos. Naquela época, seus irmãos Jaime, Mário, José Neto e Rosálio, com idade próximas, envolviam-se nas brincadeiras que ainda ganhavam mais diversão com a presença dos primos Bevenuto, Modesto e João Holanda, além de sempre participarem alguns outros amigos e vizinhos da redondezas.

O seu acesso na educação iniciou com os estudos na escola da tia Desterro, no Condado, e depois continuou sua aprendizagem na escola de Maria Alexandrina, no Sítio Foveiro, sendo assim alfabetizado e cursando até a 3ª série do Ensino Fundamental.

Na juventude, era considerado um rapaz belo, simpático e comunicativo que gostava de festas, de dançar e assim fez parte de um grupo de jovens da cidade que formaram uma associação e até construíram um prédio a fim de organizar festejos no município. Tornou-se, então, sócio da Associação Severianense de Recreio e Cultura (ASRC) com o intuito de promover festas como a do São Pedro que se transformou em um evento tradicional na cidade. Ainda, na juventude, mudou-se para o Paraná e lá residiu durante alguns anos, trabalhando no comércio com alguns familiares. Voltando a Severiano Melo namorou e casou-se com sua prima e esposa Salete Holanda formando sua família.

Sua vida social era voltada para as atividades que praticava: jogava bola, fazia parte do time da cidade, das festas e da Associação Cultural. Sempre procurando se envolver nos eventos promovidos pelo município. Na vida profissional desempenhou as funções de comerciante, agricultor e vereador.

O seu ingresso no espaço político adveio com o 1º mandato de vereador do município de Severiano Melo nas eleições de 24 de janeiro de 1965, que disputou e se elegeu pelo partido União Democrática Nacional(UDN), ao qual era vinculado, logrando 27 votos.

Em seguida, veio o 2º mandato no pleito de 15 de novembro 1968,  cujo partido filiado era a Arena Renovadora Nacional(ARENA), obtendo 64 votos. Em 15 de novembro de 1972, conquistou o 3º mandato pelo mesmo partido, obtendo 90 votos, ficando com a quinta colocação.

Disputou o cargo mais uma vez nas eleições de 15 de novembro de 1976, porém não galgou êxito, ficando com a suplência, com 67 votos.

Milton foi eleito em 3 mandatos e, na época, sem receber nenhuma remuneração, contribuiu com tenacidade para o desenvolvimento social, político e econômico do município de Severiano Melo.

Milton veio a falecer em 23 de agosto de 1980, aos 44 anos vítima de acidente automobilístico, deixando tristeza e saudade do filho severianense amigo, alegre e comunicativo que sempre foi considerado por todos.

Era considerado um homem solidário, comunicativo e participativo que apesar da morte prematura deixou seu legado de afeição à família e aos amigos, sendo reconhecido como um ente querido e respeitador. Transmitindo sempre alegria e prazer em conversar e ajudar a todos os que faziam parte de sua vida.

Seu nome foi homenageado através da "Escola Municipal Milton Holanda", sediada no Distrito de Santo Antônio, em Severiano Melo.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 22 de setembro de 2019

Genilda Brito


GENILDA DE BRITO ALMEIDA E MOURA nasceu no dia 23 de abril de 1961, no Distrito de Santo Antônio, município de Severiano Melo/RN, filha do casal Antônio Luis de Almeida e Neci de Brito Almeida(D. Neci). 

Concluiu o ensino primário na escola Estadual Américo Holanda, na localidade de Santo Antônio, depois deu continuidade aos estudos na Escola Estadual Severiano Melo, na zona urbana da cidade. 

Sempre morou no sítio, e sempre fez companhia pra seus país. Muito jovem, casou com Francisco Alcivan Moura, e foi mãe de três filhos: Ediclecia Mara de Brito Moura, Francisco Edigley de Brito Moura e Francisco Elioney Tamywandson de Brito Moura. 

Durante anos foi servidora municipal, trabalhando em escola como merendeira.

Em dezembro de 2001, véspera do Natal, descobriu que estava acometida de um câncer de mama, e durante um ano lutou contra essa doença com garra, fazendo sessões de quimioterapia em Natal. Mas, mesmo diante  de toda luta, toda sua garra, sua vontade de viver, o câncer se alastrou com metástase, e a mesma passou alguns dias internada no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, onde não resistiu e faleceu aos 41 anos, no dia 30 de dezembro de 2002, sendo sepultada no dia seguinte no Distrito de Santo Antônio, Severiano Melo, onde viveu toda sua vida.

Quando solteira, ajudou sua mãe na criação dos irmãos mais novos. Foi uma boa filha, uma boa irmã, uma boa esposa, e uma boa mãe. Deixou um vazio enorme na família, quando partiu para a morada do Pai Celestial.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

domingo, 25 de agosto de 2019

Vande-Cleuma


VANDE-CLEUMA BATISTA nasceu em 20 de novembro de 1975 na comunidade de Santo Antônio, município de Severiano Melo/RN,  aos cuidados da parteira e bisavó Joana Batista. É filha biológica de Maria Caetana e Francisco de Assis Batista, e foi criada por sua avó materna Francisca Caetana. 

Aprendeu a ler aos nove anos de idade e muito tardiamente foi para escola, e tinha um desejo enorme pela leitura. Sua primeira professora foi Dona Neci de Brito a quem muito deve por sua alfabetização. Frequentou as Escolas Estaduais Américo Holanda, no Distrito de Santo Antônio, e Francisco de Assis Pinheiro, na cidade de Itaú. 

Mudou-se para  a cidade de Mossoró/RN e começou a trabalhar de doméstica, onde  a escola foi seu passaporte para a felicidade. Foi aprovada no vestibular para Pedagogia, pela UERN(Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e passou  a trabalhar de dia e estudar à noite .

Com o avanço da faculdade conseguiu deixar de ser doméstica e passou a lecionar, alugou sua primeira residência em Mossoró e partiu em busca de  seu grande sonho: Ser ENFERMEIRA!

Começou a atuar no Hospital Duarte Filho e em seguida na Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, ambos em Mossoró. Após sua formatura, foi aprovada no concurso público do município de Assú e no HUOL(Hospital Universitário Onofre Lopes), em Natal. Trabalha no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e continua a desempenhar suas funções em Assú.

Fez cursos de pós-graduação como Gestão de Pessoas, Psicologia na Saúde, Urgência e Emergência, e atualmente é aluna especial  do Mestrado Saúde e Sociedade, pela UERN.

Vande-Cleuma é uma jovem que orgulha a sua terra natal, o Distrito de Santo Antônio, através de sua garra e perseverança, por  ter vencido as dificuldades e alcançado seus objetivos. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos Severiano Melo-Portal Fatos do RN

sábado, 17 de agosto de 2019

Genir de Brito

GENIR DE BRITO ALMEIDA SOARES, natural do Distrito de Santo Antônio,  município de Severiano Melo/RN, nascida em 26 de fevereiro de 1963, filha da professora Neci de Brito Almeida(Dona Neci) e do agricultor Antônio Luis de Almeida(Toinho Belino). 

Concluiu os estudos primários naquela comunidade na Escola Estadual Américo Holanda, e teve como uma de suas professoras, a sua própria mãe, D. Neci. 

Em 1975 mudou-se para  Mossoró/RN, para dar continuidade aos estudos, e foi muito bem acolhida por seus tios João de Brito e sua esposa Socorro Pereira de Brito.

No ano de 1976 sua mãe, vendo a necessidade dos outros filhos, alugou uma casa na cidade de Mossoró e nesta casa morava os quatro irmãos (Genir, Jureide, Dedé e Jucier), mais dois irmãos (Pedro e Edmar) e Edvalson (primo de Pedro e Edmar). Todos, estudando no Centro Educacional Jerônimo Rosado (Colégio Estadual).

Ao todo,  sete estudantes, na responsabilidade de Genir que tinha apenas 13 anos de idade. Nos anos seguintes, apenas os quatros irmãos continuaram juntos até concluir todos os estudos.

Genir iniciou sua vida profissional no Instituto de Matemática moderna, depois trabalhou vários anos no Hospital Duarte Filho(Mossoró). Em 1986 ano que estava concluindo o curso superior de Geografia na FURRN (Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte), hoje UERN, começou a lecionar no Colégio Diocesano Santa Luzia em uma turma especial e nos anos seguintes, após a conclusão do curso, assumiu a disciplina de geografia e hoje encontra-se aposentada pelo Colégio Diocesano. 

No tempo em que lecionava no diocesano, participou de um concurso no estado, foi aprovada e passou a lecionar também na Escola Estadual  Elita Monte na cidade de Areia Branca, depois conseguiu transferir para Mossoró e trabalhou nas escolas CAIC do Bairro Carnaubal, depois Escola Estadual Professor Elizeu Viana, e por último, Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira(onde se aposentou).

Em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados a educação mossoroense, os alunos da Escola Hermógenes Nogueira decidiram homenagear seu nome através da  denominação do "Grêmio Estudantil Professora Genir de Brito", em fevereiro de 2019. 

Genir é casada com Arimatéia Soares(Ary, vocalista dos Tremendões de Mossoró), e é mãe de três filhas: Anna Paula Brito (jornalista), Aryanne Brito (engenheira eletricista) e Anna Karoline Almeida(estudante de Fonoaudiologia).

Hoje, professora aposentada, continua morando em Mossoró, mas se orgulha das suas raízes, ou seja, tem orgulho de ser de Santo Antônio.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

sábado, 10 de agosto de 2019

Jureide Brito


JUREIDE DE BRITO ALMEIDA SILVEIRA nasceu no dia 25 de Março de 1965, no município de Severiano Melo/RN, sendo a sexta filha do saudoso casal Antônio Luis de Almeida(Toinho Belino) e da professora Neci de Brito Almeida(Dona Neci). 

Quando criança estudou no Grupo Escolar Américo Holanda no povoado de Santo Antônio. Aos 11 anos de idade foi para a cidade de Mossoró fazer  o Exame de Admissão, e  a partir  dai cursar o Ensino Ginasial no Colégio Estadual Jerônimo Rosado(o famoso estadual), estudando de 1976 até o ano de 1982, concluindo assim o Ensino Médio. 

Em 1983 começou a fazer o curso de História na FURRN - Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte(atual UERN), curso muito concorrido na época. Mesmo assim, Jureide passou no primeiro vestibular e concluiu o curso em 1986. 

No dia 10 de maio daquele mesmo ano acontecia a inauguração do Hospital Tancredo Neves (atual Hospital Regional Tarcísio Maia), e Jureide foi selecionada para trabalhar nessa instituição onde permanece até hoje.

Nesses 33 anos Jureide fez o curso de enfermagem e o de radiologia, mas apesar de entrar nessa área nunca saiu dos setores de atendimento ao público, atividade que se dedica de corpo e alma a todos sem distinção.

É casada com Francisco de Assis Silveira, teve dois filhos: João Paulo e Vanessa Almeida e tem uma neta Isabelle. Desde que saiu do Distrito de Santo Antônio, mora na cidade de Mossoró.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

domingo, 28 de julho de 2019

Elano Ferreira


ELANO GOMES PINTO nasceu no dia 26 de novembro de 1968,  no município de Severiano Melo/RN, filho de Luis Ferreira Pinto(Galego Ferreira), in memoriam, e de Maria Auxiliadora Pinto(Dona Cili). Nasceu no Sítio Boa Vista, na casa de seus pais e veio ao mundo  através das  mãos da saudosa parteira Albaniza. 

Aos 02 anos de idade foi  morar com seus pais  em Fortaleza/CE, porém retornaram pouco tempo depois. Em seguida passaram a residir na localidade de Santo Antônio, e depois no Sitio Boa Vista, na propriedade herdada por seu pai, no município de Severiano Melo. Na década de 80 passou a morar na zona urbana da cidade, devido a seus pais quererem o melhor para seus filhos.

Gostava de passar as férias no Sítio Malhada Vermelha, na casa de seus avós paternos Raimundo Ferreira e Dona Raimunda Barra, onde gostava de andar a cavalo e ouvir cantoria com sua avó no potente Rádio Abc Canarinho.  A partir dai, despertou a paixão por cavalos e pela cantoria, tradição que mantém até hoje. Com seus avós maternos Seu Cosmo e Dona Fransquinha gostava de ouvir a leitura de cordéis e poesias.

Fez  o ensino primário na Escola Municipal de Severiano Melo, fez o ginásio em Itaú, na Escola Municipal 15 de Novembro. De 1983 a 1986, cursou o segundo grau na Escola Estadual Abel Coelho, em Mossoró, formando-se Técnico em Contabilidade.

Formou-se em Engenharia Agronômica  pela antiga Escola Superior de Agricultura  de Mossoró  - ESAM (atual UFERSA).

Em 2011, passou a cursar Direito na FACEP(Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar), em Pau dos Ferros, concluindo em 2016, já tendo obtido a OAB no nono período. Após isso, montou seu escritório na cidade de Severiano Melo.

É Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela UERN;

É formado em Direito Municipal pelo Instituto Paulista de Direito;

Atualmente está cursando Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Trabalho, pela FACEP.

Em 1992, foi convidado pelo prefeito eleito Genildo de Freitas  Melo para compor o secretariado de sua gestão, e no ano seguinte assumiu o cargo de Secretário Municipal de Ação Social, em Severiano Melo. Depois assumiu o comando da Secretaria de Agricultura e depois a pasta de Obras.

No ano de 2000, saiu candidato a vereador pelo PPS, elegendo-se com 356 votos. Entre 2002 e 2003, assumiu o cargo de Secretário de Saúde,  também na gestão do ex-prefeito Genildo Melo.

No pleito de 03 de outubro de 2004, reelegeu-se vereador, novamente pelo PPS, conquistando 319 votos.

Em 2008, por não concordar com o grupo político, não disputou a reeleição à Câmara Municipal e decidiu sair candidato a prefeito, pelo PR(Partido da República), porém não logrou êxito. Pela primeira vez na história politica uma eleição majoritária de Severiano Melo ocorreu  entre três candidatos.

Em 2012, tentou mais uma vez uma vaga no poder legislativo severianense, pelo PR, obtendo 299 votos, mas ficando com a suplência. Porém, no dia 28 de outubro de 2013, na condição de suplente, assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Severiano Melo/RN, permanecendo no cargo por três meses, em virtude da licença do então vereador Bruno Melo.

Foi Presidente do PPS de Severiano Melo de 1999 a 2005, e também assumiu a presidência do PR severianense, de 2005 até dezembro de 2018.

Foi assessor da Câmara municipal de Apodi de janeiro de 2009 a dezembro de 2012; foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Rodolfo Fernandes nos anos de 2011 a 2012,  e de  2017  a  2018 foi assessor jurídico daquela mesma casa legislativa. Desde 2016 atua como controlador da Câmara municipal de Severiano Melo.

É produtor rural e há mais de 10 anos vem defendendo e lutando pela cajucultura, inclusive é membro da Câmara Técnica da Cajucultura no Estado do Rio Grande do Norte. Uma luta sua que conta com o total apoio do deputado estadual Hermano Morais. Elano  também é produtor de caprinos e equinos. 

Além disso, apresenta um programa na Rádio Bom Lugar FM todos os sábados das 11:00 às 13:00 horas.  

Elano Ferreira é casado com Maria Redijania Gomes e é pai de 2(dois filhos): Heloysa Ferreira(estudante de medicina) e Herbet Gomes(engenheiro mecânico).

Mesmo afastado da vida pública, Elano sempre estará a disposição do povo severianense.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 14 de julho de 2019

Vereadores de Severiano Melo eleitos em 1968

Vereadores da cidade de Severiano Melo/RN, eleitos no pleito municipal de 15 de novembro de 1968

Legislatura: 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973

ARENA - Aliança Renovadora Nacional: 

1. Verissimo Soares da Silva - 338 votos 
"Totó"

2. Maria de Holanda Sobrinha - 98 votos 
"Mariinha Holanda"

3. Francisco de Holanda Melo - 78 votos 
"Teta Melo"

4. Raimundo Renato de Melo - 71 votos 

5. Manoel Nogueira de Queiroz - 67 votos 

6. Francisco de Holanda Melo - 64 votos
"Milton Holanda"

7. Joaquim Lourenço Maia - 9 votos 

FONTE: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - TRE/RN

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

terça-feira, 9 de julho de 2019

Alvanir Melo


ALVANIR RÉGIS DE MELO nasceu no dia 09 de julho de 1939, no Distrito de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo, filha do casal João Batista de Melo e Maria Régis de Melo. Desse casal nasceram nove filhos, e em relatos, Alvani lembra de sua mãe fazendo comida como queijo de manteiga, queijo de coalho, entre outros alimentos.

Seu nome foi dado pela sua irmã Conceição Melo que estudava na cidade de Mossoró. Como muitas brincadeiras com seus irmãos, seus primos e amigos, ela conta que foi a primeira criança que coroou Nossa Senhora das Graças pela primeira vez,  em Severiano Melo. Até hoje lembra dos cantos que cantou na coroação, e as festas de salão em comitiva arrecadando prenda para as festas da padroeira da cidade, nos sítios e em cidades vizinhas. Ela conta que ia a pé ou a cavalo para participar dessas atividades.

Quando foi fazer o 05º ano passou a morar na cidade de Itaú na casa de sua irmã Isabel Régis de Melo(Biluca, in memoriam), com seu irmão Jorge Melo(in memoriam), muitas vezes ia a pé ou também a cavalo. Não concluiu os seus estudos, e casou-se com com Pedro Gomes de Melo(filho de Raimunda Gomes Carvalho e Francisco Severiano), dessa união já são mais de 62 anos de matrimônio. Desse casamento, nasceram os filhos Francisco Almir de Melo(in memoriam), Maria Elenir de Melo, Solângela Gaudênia de Melo, Pedro  Gomes de Melo Júnior(in memoriam) e Igor Roberto de Melo.

Durante algum tempo foi morar no Estado do Paraná com seu sogro e cunhados, deixando a sua terra natal, foi lá que comprou a sua primeira máquina de costura, passando a costurar para os japoneses. De volta ao RN, foi morar na cidade de Apodi, onde nasceram sua segunda filha Elenir.

Em seguida, passou a residi em Mossoró/RN, onde nasceram seus outros três filhos Gardênia, Júnior e Igor.  Nessa cidade, sua casa tornou-se uma "casa de estudante," onde o primeiro a morar foi seu irmão Gaudêncio Melo(in memoriam), também seus sobrinhos e sobrinhas que ela tinha como filhos. Em 1985, passou a morar no Sítio Horizonte, no município de Governador Dix-Sept Rosado, onde reside até hoje.

Hoje Dona Alvani Melo relembra vários momentos tristes e felizes da sua vida, mas agradece a Deus e a Nossa Senhora das Graças pelos seus filhos, seus 05 netos Mariana, Vittor, Pedro, Ágata e Rafael, e também por suas 05 bisnetas Lara, Laís, Lívia, Isabelle e Louise.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 7 de julho de 2019

Vereadores de Severiano Melo eleitos em 1972

Vereadores do município de Severiano Melo/RN, eleitos no pleito municipal de 15 de novembro de 1972
ARENA  - Aliança Renovadora Nacional:

1. Udson Maia Barrêto - 354 votos
"Zé Barrêto"


2. Verissimo Soares da Silva - 156 votos
"Totó"
3. Francisco de Holanda Melo - 155 votos
"Teta Melo"

4. André Nunes de Azevedo - 147 votos
"Tota Nunes"

5. Francisco de Holanda Melo - 90 votos
"Milton Holanda"

6. Severiano Régis de Melo  Neto  - 81 votos
"Neto Melo"

3. Sebastião Rodrigues - 56 votos

SUPLENTE: 
Cleto Neves Barbalho(ARENA), com 30 votos

Fonte: Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte  - TRE/RN

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

domingo, 30 de junho de 2019

Alzira Rocha


ALZIRA ROCHA DO CARMO nasceu no dia 18 de janeiro de 1973, na cidade de Verdejante, Estado de Pernambuco, filha do agricultor João Pedroa da Rocha e Dona Terezinha Natividade Rocha.  Passou a infância com seus 07 irmãos na zona rural do município de Salgueiro/PE.

Foi alfabetizada aos 9 anos quando teve o seu primeiro contato com uma instituição escolar na zona rural do município de Salgueiro/PE. Cursou o ensino fundamental das séries finais e o ensino Médio(magistério) também em Salgueiro/PE.

Em 1997, foi aprovada no vestibular no curso de Pedagogia Habilitação em Administração Escolar - tendo êxito no curso sendo aluna laureada com a nota 9.5.

Em 2002, casou com o Bioquímico Francisco Antonio de Freitas Melo(Antônio de Teta) da cidade de Severiano Melo/RN, na qual tiveram um casal de filhos: Gabriel Henrique e Ane Gabriele

Durante a sua trajetória no RN,  Alzira já cursou três especializações: Psicopedagogia, Psicologia Escolar da Aprendizagem e Gestão Pública Educacional.

Sempre atuou na Educação exercendo função de professora, coordenadora, supervisora, diretora e secretária. É professora dos cursos de graduação do curso de Pedagogia de faculdades particulares.

Faz palestra sobre assuntos relacionados a Educação e já participou de vários congressos relacionados em Brasília, São Paulo, Bahia, Pernambuco e na região Sul.

Foi secretária de Educação do Município de Severiano Melo/RN, de 2013 ao início de 2015;

É funcionária pública do Município de Taboleiro Grande/RN;

Atualmente Alzira Rocha está Secretária de Educação do Município de Taboleiro Grande em que faz parte da diretoria da UNDIME/RN.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

sábado, 22 de junho de 2019

Zé Rodrigues


JOSÉ RODRIGUES DE AQUINO nascido em 06 de dezembro de 1947,  natural de Taboleiro do Norte/CE, era filho de João Rodrigues de Aquino e Maria Rosa de Jesus. 

No ano de 1968 passou a morar no atual Distrito de Santo Antônio, no município de Severiano Melo/RN. Nessa localidade, ficou conhecido como "Zé Rodrigues dos Bolos", já que ele tinha uma barraca, vendia desde bolos, lanches, entre outras coisas,  sempre contribuindo com as festas tradicionais  da comunidade. Zé Rodrigues era uma pessoa muito querida pelas autoridades da região,  além disso ficou conhecido por ser muito brincalhão. 

Zé Rodrigues foi casado com Maria Audeni Aquino, com quem teve os filhos: Josivan Rodrigues de Oliveira(cantor), Francisco Josinaldo de Oliveira, Janileide Rodrigues de Oliveira, Maria da Saúde Rodrigues e Cícera Janiele Rodrigues. 

José Rodrigues de Aquino faleceu na madrugada do dia 15 de maio de 2009, vítima de um acidente de motocicleta. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

quinta-feira, 20 de junho de 2019

90 anos de história

*Por Magaly Holanda


90 ANOS DE HISTÓRIA

1
Nós vamos falar aqui
Sobre alguém interessante,
Que vive para família
E sem cansar um só instante
De fazer o que Deus manda,
O realmente importante.

2
Jesus pregou o amor,
Servir a quem precisar,
É assim que fez e faz
Sem de nada reclamar,
Acolhendo em sua casa,
Mostrando que sabe amar.

3
Com Dourinha e Antero
A história começou,
Um casal de muita estima
Que mostrou ser de valor
Zelando pela família
Que construiu com amor.

4
Moravam na Baixa verde
Pereiro no Ceará,
Hoje é Potiretama
Onde fica esse lugar,
Onde nasceu Mariinha
Uma filha exemplar.

5
Isso foi no 10 de março
Em vinte e nove o ano.
Cresceu e foi a escola,
Estudou e fez bom plano
De construir uma família,
Isso não teve engano.

6
Bem jovem se apaixonou
Pelo seu primo Francisco,
Pensaram logo em casar,
Não queriam correr risco
De ficar longe do outro,
Queriam festa e petisco.

7
A petiscada foi boa
Ficou mesmo na memória
O dia do casamento
Aquele dia de glória,
Duas irmãs com dois irmãos
Casaram-se, foi história.

8
A festa foi no Foveiro
Lá no sítio onde morou
Com a família toda junta
Alegria não faltou,
Foram morar em Itaú
E dali logo mudou.

9
Mudou-se para as Quebradas
Onde seus filhos nasceram,
Viu tudo multiplicar,
No comércio floresceram,
Vendiam de tudo um pouco
E na política se meteram.

10
Logo Neném Bilino
Foi de Itaú vereador,
Com Mariinha junto
Demostrando seu amor
Pelas causas sociais
Também se candidatou.

11
No ano 65,
Foi seu primeiro mandato
Já em Severiano Melo
Com Rui Bessa candidato,
Não recebia proventos
Uma voluntária de fato.

12
Chegando 68
Quis de novo se eleger
A vitória foi maior
Nada pode te deter
Foi junto com Bevenuto
Que viu tudo acontecer.

13
Ela contou para mim
Que um dia deixou o lar
Viajando para longe
Foi do seu filho cuidar
Ele estava bem doente,
Pensava não escapar.

14
No ano 68
Foi ao Rio de Janeiro
Buscava a sua cura
Conseguiu, foi dos primeiros
Leonildes ficou bom,
Escapou, foi um guerreiro.

15
O ano 69
Não é bom para lembrar
Foi sua maior derrota
Nada foi comemorar,
Morreu o seu companheiro
É triste de recordar.

16
Essa mãe ficou sozinha
Com sete filhos pequenos,
Aceitar essa passagem
Foi o pior dos venenos,
Cobriu-se toda de preto
Foi “viver o mais com menos”.

17
No ano 72
Uma eleição acirrada
Tendo ela como vice,
Tava matada a charada
Junta a Sobrinho Ferreira
Não seria derrotada.

18
Quando em 76
Foi chegando à eleição
Dona Mariinha fazia
Sempre uma boa ação,
Foi eleita novamente
Pra o bem da população.

19
O ano 79
Novo fato aconteceu
Acolheu uma criança,
Trazendo ao colo seu
Combinando com os filhos
A adoção aconteceu.

20
Sempre fazendo o bem
Sem deixar para depois,
Foi mais uma vez eleita
No ano de 82,
O prefeito foi Ranulfo
Com ele não se dispôs.

21
Foi gestão para servir
A toda população
Levava a Mossoró
Facilitando relação,
Fosse justiça ou saúde
Causava admiração.

22
Assim ficou mais querida
Do povo que precisava,
De tudo entendia um pouco
Sabedoria não faltava,
Bem juntinho do prefeito
Ela também governava.

23
Um ano para história
Foi o de 92
Junto com Genildo Melo
Uma chapa ela compôs
Eleitos com maioria
Fizeram bonito os dois.

24
Uma mulher de fé,
Devota de Santo Antônio,
Trabalhar pela capela
É seu maior patrimônio
E ver as festividades
É sempre seu maior sonho.

25
Desde 65
Da chegada da imagem
Até os dias de hoje
Sempre traz uma mensagem
Mostrando a comunidade
Sua bravura e coragem.

26
Sua história se mistura
Com fé e religião
Sempre mostra a família
Que viver em comunhão
Traz o amor para si
Só faz receber benção.

27
Muitas e muitas vezes
Rezou mil Ave Marias
Para pedir pelo outro
Que estava em agonia,
Só rezava de joelhos e
E jejuava no dia.

28
Tem compromisso de fé,
De fazer a penitência,
De não comer com carne,
São dois dias de ausência
É a quarta e o sábado
Os dias de preferência.

29
Ela é legionária
Consagrada a Maria,
Fez voto de caridade
De servir a Deus seu dia,
Com Ordem de Don José
Ministra a Eucaristia.

30
Um testemunho de fé
E sua filha testada,
Foi quando teve CA
E ela foi informada
Do caso ser avançado
E não poder fazer nada.

31
O momento foi ruim
Para nossa enfermeira
Que entendia do caso,
Que não era brincadeira.
Nem cirurgia fazia,
Sua morte era certeira.

32
Nesse momento falou:
Filha cadê sua fé?
Se for vontade de Deus
Fico boa, e se ele quer
Ficarei mais alguns anos
Sou forte como mulher.

33
Foram logo a Fortaleza
Confirmando a gravidade,
Os filhos ficaram tristes
Com essa realidade,
Iam tentar medicina
Pedindo a Deus piedade.

34
Ela em nenhum momento
Sua esperança perdeu,
Dizia estar preparada
Nunca se entristeceu,
Falou: Deus testa nossa fé,
E Cristo por nós morreu.

35
Acompanhava a missa,
A Deus sempre enalteceu,
E na presença dos filhos
O milagre aconteceu,
Viram sua mãe curada
Provando que a fé valeu.

36
Tem uma história bela
Que Leonel faz descrição,
Que guarda lá na memória
Bem dentro do coração,
Em Itaú tinha crisma,
Vinda de Frei Damião.

37
Ele viu sua mãe entrar
Com 17 afilhados,
Próximo estava os filhos
Esperando ali parados
Registrando bem na mente
O lindo fato passado.

38
Eu testemunho aqui
De Raniere o relato
Dos cuidados com as netas,
Com a nora, isso é fato,
Chorou a sua partida
Se enlutou de imediato.

39
Sabemos que ela foi
Nessa longa trajetória,
Um pouco de enfermeira,
Uma conselheira notória
Pra muitos, psicóloga
É linda sua história.

40
Mariinha de Holanda
São muitos que te conhece,
Falam de sua bondade,
Bons feitos não se esquece,
Seja social ou político
Aplausos ela merece.

FIM

*Magaly Holanda é professora e poetisa

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook