domingo, 19 de janeiro de 2020

Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo

ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO
Educar para a Vida Inteira
Rua 7 de Setembro, 278 – SEVERIANO MELO – RN

HISTÓRICO DA ESCOLA

Em agosto de 1978 ocorreu  a fundação da "Escola Cenecista 7 de Setembro",  administrada pela CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), e iniciou seus trabalhos escolares no ano de 1979. 

O primeiro local onde a escola funcionava foi no prédio abaixo da prefeitura, onde atualmente se encontra a Câmara Municipal. A primeira diretora foi Maria Augusta de Macedo.  Na época funcionavam 4 salas de aulas, 1 sala de setor administrativo, algumas salas eram forradas (laje) outras não. Todas as salas eram bem amplas.

Ricardo Sérgio de Lucena Melo - patrono da Escola. 

Em 1988  passou a funcionar no seu próprio prédio, na Rua 7 de Setembro, 278, onde permanece até hoje. Ela continuou como uma Escola Cenecista até 1998 quando mudou de nome para "Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo" em homenagem a um ex-aluno falecido. Com 4 salas de aulas não forradas, 1 cozinha, 1 cantina, o setor administrativo ficou funcionando na prefeitura.

A Escola passou por reforma física, agora com 8 salas de aulas, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 sala de administração, 1 sala de depósito e 3 banheiros. Atualmente a escola está sobre a direção de José Leonardo Bezerra. Contando com ensino fundamental II e Educação de Jovens e Adultos - EJA, recebendo alunos de várias comunidades.




TRANSIÇÃO DE CNEC PARA ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO  DE LUCENA MELO -  O QUE DIZ O PROCESSO

O presente processo tem por objetivo pedido de autorização, formulado pelo dirigente da escola interessada, a fim de que esta possa ministrar a educação básica compreendendo a etapa do ensino fundamental nas modalidades de formação geral comumente chamada de regular, e da educação de jovens e adultos –EJA. O mencionado estabelecimento de ensino teve iniciado o seu funcionamento pela CNEC- Campanha Nacional de Escola da Comunidade, entidade privada de fins educacionais e, sob a denominação de escola Cenecista de 1º Grau 7 de Setembro, foi autorizada como tal por meio da portaria nº 079/95 – SEED/GS (fls.12). Em fevereiro de 1998 e de acordo com o Decreto nº 04/98, foi incorporada ao sistema de educação do município de Severiano Melo (RN) com a denominação atual de Escola Municipal Ricardo Sergio de Lucena Melo.

O pedido de autorização, uma vez autuado junto ao órgão próprio de sistema estadual de ensino, foi submetido ao exame da instância de inspeção escolar (SOINSRE). O trabalho da SOINSPE incluiu uma visita de sua equipe técnica á sede da unidade escolar.

DIRETORES DA ÉPOCA DA CNEC

Maria Augusta de Macedo

Noilda de Freitas Melo 

Maria das Graças De Freitas Melo 

Antônio Nilson de Holanda Melo 

Lázaro da Silva Melo 

João Holanda Melo 

DIRETORES ÉPOCA E.M.R.S

Francisco Gomes Sobrinho 

Maria Luci Gomes 

Antônia Diva Barra 

Luiz Gonzaga de Oliveira Filho 

Francisco Francismar de Oliveira Souza 

José Leonardo Bezerra (Atual) - 2017-2020


EX-FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO

A respeito de alguns aspectos históricos da Escola Municipal Ricardo Sérgio, antiga CNEC, apresentaremos aqui, um quadro de 10 ex-funcionários da instituição, abordando o ano que trabalhou e a função exercida.

Elisa Neta de Lucena foi professora no ano de 1983, Francisco das Chagas Pinto foi coordenador no ano de 1987, Maria de Fátima Soares foi professora de desenho em 1981, Antônia Cleide Regina de Holanda foi professora em 1991, Maria Gorete de Oliveira Medeiros foi auxiliar de serviços gerais no ano de 1986, Maria Helena de Oliveira Leite foi servente em 1991, Maria Augusta de Macedo foi diretora em 1978 e 1980, Francisca Iris de Melo Rodrigues foi secretária substituta em 1979 e em 1980 foi secretária , Francisca Elinete de Melo em 1979 foi professora de Inglês, Lázaro da Silva Melo foi diretor em 1984.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Chico Melo


FRANCISCO FORTE MELO, nascido em 12 de outubro de 1958, no Distrito de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo/RN, filho do casal João Batista de Melo Filho(in memoriam) e Raimunda Forte Melo. É neto paterno de João Batista de Melo e Maria Régis de Melo. Neto materno de  Antonio de Oliveira Forte e Maria Leite Forte.

São seus irmãos: Maria Melo Forte Cavalcante, Francismar Forte Melo, François Forte Melo e Padre Flávio Augusto Forte Melo.

Começou a estudar em sua terra natal, onde fez o primário, depois iniciou o ensino ginasial no Ginásio 15 de Setembro na cidade de Itaú e concluiu em Patu/RN. Fez o primeiro e segundo ano do segundo grau em Mossoró e o terceiro ano na capital do Estado, Natal.

É Bacharel  em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Foi professor da CNEC Natal, de 1981 a 1984. Professor do Estado, de 1983 a 1994, atuou nas cidades de Natal, Apodi(Escola Estadual Prof. Antônio Dantas) e Severiano Melo(Escola Estadual S. M.).

Foi funcionário da TELERN, de 1983 a 1989. Foi secretário-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Severiano, de 1989 a 1996, durante as gestões dos ex-prefeitos Neto Melo e Genildo Melo.  

Em 23 de julho de 1985, casou-se com a empresária Selma Maria Cavalcante Nogueira Melo, e é pai de 03 filhos: Téo Vitor Nogueira Melo(geologo pela UFRN), nascido em 20 de fevereiro de 1986; Airton Léo Nogueira Forte Melo(Odontólogo pela UFRN), nascido em 20 de setembro de 1987; e Talita Nogueira Forte Melo(Odontóloga pela UFCG), nascida em 10 de junho de 1993. 

Após ter atuado por vários anos na educação, Chico Melo passou a se dedicar a atividades comerciais. Desde o ano de 1986 reside na Rua Antônio Lopes Filho, na cidade de Apodi/RN.

Já foi sócio do Depósito de Bebidas São João, em parceria com Cezar Morais, na Dist. Alimentos Bom Lugar, sendo sócio com seu irmão François, e atualmente é proprietário do "Ponto Forte Alimentos".

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo-Portal Fatos do RN

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook