terça-feira, 9 de julho de 2019

Alvanir Melo


ALVANIR RÉGIS DE MELO nasceu no dia 09 de julho de 1939, no Distrito de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo, filha do casal João Batista de Melo e Maria Régis de Melo. Desse casal nasceram nove filhos, e em relatos, Alvani lembra de sua mãe fazendo comida como queijo de manteiga, queijo de coalho, entre outros alimentos.

Seu nome foi dado pela sua irmã Conceição Melo que estudava na cidade de Mossoró. Como muitas brincadeiras com seus irmãos, seus primos e amigos, ela conta que foi a primeira criança que coroou Nossa Senhora das Graças pela primeira vez,  em Severiano Melo. Até hoje lembra dos cantos que cantou na coroação, e as festas de salão em comitiva arrecadando prenda para as festas da padroeira da cidade, nos sítios e em cidades vizinhas. Ela conta que ia a pé ou a cavalo para participar dessas atividades.

Quando foi fazer o 05º ano passou a morar na cidade de Itaú na casa de sua irmã Isabel Régis de Melo(Biluca, in memoriam), com seu irmão Jorge Melo(in memoriam), muitas vezes ia a pé ou também a cavalo. Não concluiu os seus estudos, e casou-se com com Pedro Gomes de Melo(filho de Raimunda Gomes Carvalho e Francisco Severiano), dessa união já são mais de 62 anos de matrimônio. Desse casamento, nasceram os filhos Francisco Almir de Melo(in memoriam), Maria Elenir de Melo, Solângela Gaudênia de Melo, Pedro  Gomes de Melo Júnior(in memoriam) e Igor Roberto de Melo.

Durante algum tempo foi morar no Estado do Paraná com seu sogro e cunhados, deixando a sua terra natal, foi lá que comprou a sua primeira máquina de costura, passando a costurar para os japoneses. De volta ao RN, foi morar na cidade de Apodi, onde nasceram sua segunda filha Elenir.

Em seguida, passou a residi em Mossoró/RN, onde nasceram seus outros três filhos Gardênia, Júnior e Igor.  Nessa cidade, sua casa tornou-se uma "casa de estudante," onde o primeiro a morar foi seu irmão Gaudêncio Melo(in memoriam), também seus sobrinhos e sobrinhas que ela tinha como filhos. Em 1985, passou a morar no Sítio Horizonte, no município de Governador Dix-Sept Rosado, onde reside até hoje.

Hoje Dona Alvani Melo relembra vários momentos tristes e felizes da sua vida, mas agradece a Deus e a Nossa Senhora das Graças pelos seus filhos, seus 05 netos Mariana, Vittor, Pedro, Ágata e Rafael, e também por suas 05 bisnetas Lara, Laís, Lívia, Isabelle e Louise.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook