domingo, 23 de dezembro de 2018

O BOM LUGAR - Magaly Holanda



1
O cordel é poesia
Que podemos recitar,
Contando nossa história
Aqui em qualquer lugar,
É árvore com muitos frutos
Que vai te alimentar.

2
O alimento aqui é:
Falar da minha terrinha,
O meu sempre bom lugar
Por muitos a queridinha,
Como é calma e pacata
Será boa a historinha.

3
É de Severiano Melo
Que aqui vamos falar,
Hoje tem esse nome
Mas já foi Bom Lugar,
Pertencente a Itaú,
É bom a gente lembrar.

4
Dia três de dezembro
Sessenta e três era o ano,
Desmembrou-se de Itaú
Aí não teve engano
Tornando-se a cidade
De morar, fazer plano.

5
E uma terra agrícola
Já se plantou algodão,
Muitas lavouras de milho,
E cresceu com o feijão,
No caju já viu fartura,
Hoje doe no coração

6
De ver nossas lavouras
Pela mosca devorada,
Não perde para a tristeza
De ter perdido a malhada,
Melhor cachaça do mundo
Uma pinga apreciada.

7
Às vezes o povo esquece
De preservar a cultura,
Aqui vamos lembrar,
Que hoje tem abertura
De através da ALAMP
Mudar a nossa postura.

8
Falar da terra natal,
É não esquecer de Diva,
A mulher do melhor doce,
Na culinária cativa,
Essa preserva cultura
Merece todos os vivas.

9
Lá também tem rapadura,
É só ir no Mororó,
Tem a festa do São Pedro
Se dança até levantar pó.
Tem lá o sítio Caroba
Desse eu desato o nó.

10
Foi lá onde eu nasci
Vendo meu pai trabalhar
Aprendi com meus avós
A agricultura amar,
Preservar nossos costumes
A natureza respeitar.

11
La existe benzedeira,
Tem fazedor de panela
Tem festa de São “Toim”
Nas quebradas é a capela,
Lá se pede casamento
Ascendendo uma vela.

12
Tem quem faça tapioca,
Até farofa de tripa,
Buchada de bode boa,
Lambedor para quem gripa
Se quer galinha caipira,
Procure comadre Rita.

13
Tem figura de destaque
Na arte de “crochetar”
Tem o médico do amor
Que também vai medicar
Tem o Chico de seu Tõe
Eu não posso me calar.

14
Tem dançarina das rosas
E rosinhas do lugar,
Tem o Nilson de Zeca
É bom a gente lembrar
Em números é campeão,
Ninguém vai te igualar.

15
Se chover lá tem fartura
De milho para canjica,
Tem maxixe e melancia
O banho bom é de bica
Tem jerimum e feijão,
Uma fartura que fica.
16

Se conhecer a cidade,
Você vai querer voltar.
O povo é hospitaleiro,
Nesse nosso bom Lugar.
Convido a conhecer,
Pode vir me visitar.

Magaly Holanda - professora e poetisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook